terça-feira, 26 de novembro de 2013

VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – GERED JARAGUÁ DO SUL

        Os alunos Gustavo Kamchen, Jackson Antunes de Souza, Jaison Lucas Montoski, Rafael Macedo de  Araujo e Thiago Henrique Alonço juntamente com a Profª Deise de Física foram os representantes da escola na VII Feira Regional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu no dia 11 de setembro de 2013, na Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, em Guaramirim .  Eles apresentaram meios de gerar energia pedalando uma bicicleta ou tocando uma guitarra e com isso, garantiram o 3° lugar na classificação final da Feira. Parabéns a equipe!!!



SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

            Nos dias 22 e 23 de agosto de 2013 os alunos dos segundos e terceiros anos divulgaram seus trabalhos de pesquisa com o tema: “SAÚDE E SUSTENTABILIDADE”, desenvolvidos nas aulas da disciplina de Física ao longo do ano.  Para esses trabalhos, os alunos problematizaram uma situação do dia-a-dia deles a fim de refletirem sobre as contribuições da ciência para a promoção da saúde e da sustentabilidade, bem como sobre a possibilidade de se ter uma vida saudável, sem afetar a sustentabilidade do planeta. Os temas foram os mais variados: desde a alimentação saudável, práticas sustentáveis até a geração de energia elétrica. Além disso, alguns buscaram experimentos diversos para apresentar neste dia, tornando a noite ainda mais divertida. Todos estão de parabéns pela criatividade! Nesta data, foi realizada a seleção do trabalho para representação da escola na VII feira regional de Ciência e Tecnologia da GERED de Jaraguá do Sul. O trabalho escolhido foi o de geração de energia elétrica através de atividades físicas e recreativas, como por exemplo, andar de bicicleta ou tocar uma guitarra.








Texto e fotos: Profª Deise F. D. Antoniolli. Edição: Profº Davi L. Abreu.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia 19 de Novembro - Dia da Bandeira


 19 de Novembro - DIA DA BANDEIRA

 No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

 A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

 As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa. 

 Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Leandro Carvalho
Mestre em História

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Trabalhos de Artes da Profª Sandra com os Alunos dos 3ºs Anos

Fantasias escolhidas pelos alunos dos 3ºs 01 e 02 da Professora Sandra Regina Medeiros, de Artes, para expressar a amizade, o convívio e o respeito entre as diferenças. Muito intenso, sensibilidade a flor da pele.







Mostra de Trabalhos da Extensão Santo Estevão

No dia 10 de agosto de 2013 ocorreu a mostra de trabalhos na Extensão Santo Estêvão, no Garibaldi. Nesse dia, foram expostos os trabalhos das disciplinas de Artes, Física e Química, além das atividades desenvolvidas dentro do projeto NEPRE, cujo foco é a prevenção das drogas. As três turmas tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e compartilhar os conhecimentos adquiridos nas atividades.
Nas disciplinas de Física e Química os alunos apresentaram os trabalhos de pesquisa desenvolvidos ao longo dos 1° e 2° bimestres. Para realizar a atividade, os alunos utilizaram diferentes ferramentas de pesquisa, como revisão bibliográfica, entrevistas e experimentos. E no dia da mostra aproveitaram para divulgar seus resultados.
Os temas apresentados foram:
·         Alcoolismo (101); Estrutura das pontes no bairro (101); Destino dado ao lixo (101); Transporte público no Garibaldi (203); Doenças transmitidas pela água (203); Naftalinas saltitantes (203); Foguete de bicarbonato de sódio (203) e Reaproveitamento de materiais (303); Casa sustentável (303).