quarta-feira, 21 de maio de 2014

Trabalho do 3º Ano 02 sobre o Gênero Textual Crônica

No site Brasil Escola, encontramos sobre o gênero textual crônica, a seguinte definição:

A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.

O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.

Como exposto acima, há vários motivos que levam os leitores a gostar das crônicas, mas e se você fosse escrever uma, o que seria necessário? Vejamos de forma esquematizada as características da crônica:

• Narração curta;
• Descreve fatos da vida cotidiana;
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
• Possui personagens comuns;
• Segue um tempo cronológico determinado;
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
• Linguagem simples.

Portanto, se você não gosta ou sente dificuldades de ler, a crônica é uma dica interessante, pois possui todos os requisitos necessários para tornar a leitura um hábito agradável!

Alguns cronistas (veteranos e mais recentes) são: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Max Gehringer, Moacyr Scliar, Pedro Bial, Arnaldo Jabor, dentre outros.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola


Dessa forma os alunos do 3º Ano 02 apresentaram seus trabalhos sobre esse gênero textual, mostrando grande envolvimento e entusiasmo na apresentação, sob a supervisão da Professora Teresa Ponsten Mullhal. 




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gincana de Artes

 Como combinado com os alunos no início do ano durante o acordo pedagógico, cada mês durante uma aula de artes eles escolhem uma atividade que gostariam de fazer. Neste mês os alunos do 3º ano 01 escolheram a gincana de artes.
 Com as tarefas: arremeços, corrida com ovo, perguntas gerais, torta na cara, cabo de guerra, prova de artes, esforço físico e apresentações artísticas, sob a supervisão da Professora Sandra de Madeiros.