quinta-feira, 24 de julho de 2014

Homenagem da EEM Alberto Bauer aos 138 Anos de Jaraguá do Sul

  



  Nossa bela e jovem cidade na data de 25 de Julho de 2014 completa 138 anos de fundação. Fica aqui a homenagem da EEM Alberto Bauer a nossa querida cidade. Conheça um pouco de sua história:

   A história de Jaraguá do Sul se inicia em 1864, quando a Princesa Izabel, casou-se com o Conde d'Eu. Parte de sua área integrava as terras dotais da Princesa, que foram demarcadas, em 1876, pelo Coronel Emílio Carlos Jourdan. A primeira tentativa de colonização também foi dele quando, naquele ano, arrendando 430 hectares de terra, estabeleceu-se com 60 pessoas entre trabalhadores e escravos, instalando engenho de açúcar, serraria e olaria. Como o rio e o morro Jaraguá já eram conhecidos, Jourdan nomeou suas terras de "Estabelecimento Jaraguá". Embora não se saiba a data certa em que isso aconteceu, foi decidido o dia 25 de julho de 1876 como data da fundação da cidade. A colonização efetiva se deu a partir de 1890, quando colonizadores alemães, italianos, húngaros e outros começaram a colonizar as diversas regiões do Município. A área central foi colonizada a partir de 1895, com o retorno de Emílio Carlos Jourdan, fundando a Colônia Jaraguá.
Primeiramente a região fazia parte de São Francisco do Sul e, posteriormente, a Paraty (atualmente Araquari). Com a emancipação de Paraty, Jaraguá passou a ser posse de Joinville e mais tarde novamente reanexada a Paraty. Em 1898, já com um Distrito Policial, um Distrito de Paz e uma Intendência Distrital, voltou a fazer parte de Joinville, agora com 2° Distrito. Em 1934, o Decreto n° 565 de 26 de março elevou o distrito à categoria de Município. Os limites incluiam o território do atual município de Corupá desmembrado 24 anos depois. Como em Goiás existia uma cidade mais antiga com o nome de Jaraguá, o Decreto-Lei estadual n° 941 de 31 de dezembro de 1943 modificou o nome da ciade para Jaraguá do Sul.

Gentílico: jaraguaense

Fonte: Site do Governo de Santa Catarina